quinta-feira, 30 de abril de 2015

Presidentes do PSB e do PPS anunciam início de fusão dos dois partidos

Ideia é que processo esteja concluído dentro de 50 dias. Partido pode se tornar a quarta legenda na Câmara, com 43 deputados



 
Os presidentes do PPS, Roberto Freire, e do PSB, Carlos Siqueira, anunciaram na tarde desta quarta (29) o início do processo de fusão dos dois partidos. Nome, estatuto, programa e manifesto do novo partido ainda estão em discussão, mas o objetivo das lideranças das duas legendas é que o processo de fusão seja concluído dentro de 45 a 50 dias, até o começo de junho.


Segundo estimativas de Carlos Siqueira, o novo partido terá a quarta bancada na Câmara, com 43 deputados (11 do PPS e 32 do PSB) e nove senadores. “Nós (PSB) temos seis, o PPS tem um, e vamos chegar a nove com a vinda de Martha (Suplicy, que anunciou a saída do PT) e da Lúcia Vânia (de saída do PSDB)”, contabilizou ele. Para Freire, a fusão “altera o quadro político” do país. Siqueira também garantiu que Martha terá a vaga do partido para concorrer à prefeitura de São Paulo, em 2016.

PPS e PSB também anunciaram que trabalharão para derrubar o veto da presidente Dilma ao projeto que dificulta a fusão de partidos, que deve ser apreciado pelo Congresso na próxima terça. Caso o veto de Dilma seja derrubado, parlamentares poderão migrar para a nova legenda sem perder o mandato - hoje, a lei da fidelidade partidária determina que os mandatos pertencem aos partidos, e não às pessoas. “Esses 43 (deputados) são só o piso. Tenho certeza de que vamos ter mais gente entrando no novo partido que saindo”, disse o deputado Júlio Delgado (PSB-MG).

As definições de nomes, estatutos e do número da nova legenda na urna devem ocorrer ao longo das próximas semanas. Uma fonte no PSB diz que, na prática, o PPS está sendo “incorporado” pelo PSB, e que a tendência é a manutenção do nome e do número do partido de Eduardo Campos. “Eles sugeriram que o nome mudasse para PS, de “Partido Socialista”, mas acho difícil”, completou o parlamentar.

A manutenção da sigla foi defendida por Siqueira. “Estamos tratando de propostas, e o fato de ser menor (o PPS) não significa subordinação. A Executiva do PSB propõe a manutenção do nome acrescentando o 40 (...). É uma marca que, desde 1985, quando o partido foi refundado, nós nunca tivemos de uma eleição para outra um decréscimo, só crescimento. É uma marca que tem dado certo, que é conhecida, e eu acho que não se deve mudar marca que está dando certo. Mas o essencial são as ideias”, disse Siqueira.
 
Fonte: O IMPARCIAL

quarta-feira, 29 de abril de 2015

ENTREVISTA COM OLAVO FONSECA:



Olavo Fonseca
 
 
Hoje a tarde o blog do Romário Costa conseguiu uma entrevista com o jovem empresário Olavo Fonseca para falar sobre sua ida a Lagoa Grande do Maranhão e saber qual seu interesse na cidade.
-Romário: Olavo Fonseca, qual foi seu objetivo em visitar a cidade de Lagoa Grande?
-Olavo: Boa tarde blogueiro Romário Costa, eu fui a Lagoa Grande reencontrar amigos e parentes! Pois andei por lá na época que Raimundo Cirilo era prefeito, depois retornei no primeiro e segundo mandato onde meu tio Osman Fonseca foi prefeito. Inclusive já passei férias na casa de um amigo e hoje vice-prefeito Divar Carlota, onde no fim de tarde íamos trinar vaquejada! E hoje retorno para visitar todos esses amigos e familiares, e relembrar as histórias que vivemos em Lagoa Grande do Maranhão.
-Romário: Você vai sair pré-candidato a prefeito em Lagoa Grande?
-Olavo: Como já falei anteriormente, fui a Lagoa Grande passar um fim de semana visitando amigos, parentes e fazendo os movimentos que costumo fazer sempre, churrasco e ouvir muita moda sertaneja. Mas tenho a politica no sangue, meu avô José Ponciano foi vereador em Lago da Pedra, tendo maioria em Lagoa Grande na época povoado desta cidade, meu tio Osman Fonseca foi prefeito por 8 anos em Lagoa Grande, meu tio Dr Neguinho Fonseca foi vereador, presidente  da câmara e vice-prefeito de Lago da Pedra e hoje meu pai Osmar Fonseca é prefeito na cidade de Lago do Junco, então se o povo de Lagoa Grande sentir em mim carisma e seriedade para administrar essa cidade, meu nome está aí!
-Romário: Como você avalia a sua vista a Lagoa Grande?
-Olavo: Avalio um carisma de um povo acolhedor, protetor e sincero. Fiquei muito feliz com minha ida na Lagoa Grande e poder reencontra amigos, conversar e relembrar minhas ida na época de garoto. Fizemos muito churrasco e muita festa, além de tudo fiz novas amizades, um deles foi o cantor conhecido como Baixinho, o cara tem uma voz fenomenal, talentoso demais e cantou muita música sertaneja para a turma, até eu cantei! kkkk
-Romário: Como você ver a situação politica em Lagoa Grande?
-Olavo: Precisando de uma força jovem!
-Romário: Como você ver a atual administração de Lagoa Grande?
-Olavo: Prefiro não opinar.
-Romário: Olavo  Fonseca, obrigado pela atenção e pelo o tempo cedido a entrevista!
-Olavo: Sempre que precisar estaremos as ordem para esclarecer e participar do seu blog, que hoje todos amigos da região do Médio Mearim tem acesso elogia vocês blogueiro que levam as informações a todos nós. Obrigado e bom fim de tarde!

Transmitir HIV deliberadamente poderá virar crime hediondo

Arquivo - Gilberto Nascimento
Pompeo de Mattos
Pompeo de Mattos: portador do HIV que têm conhecimento da doença deve ser responsabilizado com o rigor das penas da lei.
A Câmara dos Deputados analisa projeto para tornar crime hediondo a transmissão consciente e deliberada do vírus HIV, que leva à AIDS. Trata-se do Projeto de Lei 198/15, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que tem o mesmo teor do Projeto de Lei 130/99, que acabou arquivado sem votação no começo deste ano.
Os crimes hediondos são considerados de maior potencial ofensivo e, por isso, tem regras mais severas. A prisão, por exemplo, será sempre iniciada no regime fechado. Os condenados por esses crimes também não podem receber graça ou anistia.
A transmissão proposital do HIV voltou à discussão no começo de 2015, depois de denúncias de grupos de pessoas contaminadas que se dizem “carimbadores” e espalham o vírus sem avisar os parceiros.
Pompeo de Mattos avalia que essa conduta tem de ser punida com rigor. “O portador do vírus da AIDS que têm conhecimento de sua doença deve ser responsabilizado com o rigor das penas da lei, caso transmita conscientemente a doença para terceiros”, disse.
 
Tramitação

A proposta está sendo analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive quanto ao mérito. Depois será votada pelo Plenário.


PT defende financiamento público de campanhas e fim da reeleição

Representante do partido também se posiciona a favor de constituinte

 

O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), defendeu ontem  (28/4), na comissão especial que analisa a reforma política, o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais, o fim da reeleição para os cargos executivos (presidente da República, governadores e prefeitos) e mandato de cinco anos.

Ele representou o presidente do PT, Ruy Falcão, na audiência pública da comissão, que pela manhã ouviu o vice-presidente da República, Michel Temer.

Sibá se posicionou favorável à manutenção do atual sistema proporcional para a eleição de deputados e vereadores, mas com lista pré-ordenada pelos partidos. Defendeu a promoção de um plebiscito para que a sociedade se manifeste a respeito da reforma.

Na opinião do petista, a reforma política só será possível com uma constituinte convocada exclusivamente para tratar da reforma política. Ele afirmou aos deputados que integram a comissão especial que estava apresentando a tese defendida pelo seu partido. “Se não houver consenso, devemos discutir [a reforma política] em uma constituinte”, afirmou Sibá.

Veja a verdadeira realidade da merenda escolar  da cidade de Lago do Junco!

Nós últimos dias um blogueiro da região divulgou informações falsas sobre a qualidade da merenda escolar de Lago do Junco, o blogueiro que usou informações fornecida por uma vereadora de oposição, cometeu um grande equivoco por que a então vereadora forneceu informações da gestão passada, gestão essa da qual a vereadora sempre fez parte. 
Hoje ela indignada com o belo trabalho da atual administração, ela fica fornecendo informações falsas a blogs de nossa região.  

Veja as imagens verdadeiras:









DUPLA DO BARULHO: MP QUER CONDENAÇÃO DE RICARDO MURAD E FÁTIMA TRAVASSOS POR IMPROBIDADE




Entre amigos: ex-procuradora aliada é acusada de favorecer Ricardo Murad  

O Ministério Público Estadual acusa a ex-procuradora-geral de Justiça do Maranhão, Fátima Travessos, de cometer o crime de improbidade administrativa por engavetar uma denúncia criminal para favorecer o ex-secretário de Saúde Ricardo Murad.

Os promotores João Leonardo Sousa Pires Leal e Tarcísio José Sousa Bonfim ajuizaram uma ação de improbidade administrativa contra a ex-chefe do MP no último dia 17, argumentando que ela não poderia ter recusado a ação penal por formação de quadrilha e fraude em licitação movida no ano de 2005 contra Ricardo Murad – então titular da Gerência Metropolitana de São Luís.

Fátima Travassos alegou inépcia da grave denúncia oferecida pelo procurador Raimundo Nonato Carvalho Filho, recomendando a rejeição desta em favor do aliado e amigo pessoal. Na época, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu sindicância para apurar o caso, admitindo, posteriormente, a ligação umbilical entre a representante do MP e as famílias Sarney e Murad.



“Murad é cunhado da ex-governadora Roseana Sarney, que havia conduzido Fátima Travassos ao cargo de procuradora-geral de Justiça (…) Por conta de sua amizade, atrelamento e independência em relação a Murad, foi reconduzida ao cargo mesmo figurando na segunda colocação da eleição para procurador-geral”, afirmam os promotores na ação.
O MP pede que Ricardo Murad e Fátima Travassos sejam condenados à perda de função pública, à suspensão de direitos políticos e ao pagamento de multa.

Fonte: marrapa.com

terça-feira, 28 de abril de 2015

Mesmo após apelos, outro brasileiro é fuzilado na Indonésia

O brasileiro Rodrigo Gularte, em foto de 5 de agosto
O brasileiro Rodrigo Gularte, em foto de 5 de agosto

O brasileiro Rodrigo Gularte, de 42 anos, foi fuzilado na Indonésia nesta terça-feira (28). Condenado em 2004 por tráfico de drogas, ele foi morte ao lado de outros nove criminosos apesar dos constantes apelos da comunidade internacional. As informações são da emissora local TV ONE.

Nos últimos meses, ao lado de sua família, Gularte lutou contra a pena alegando estar sofrendo de esquizofrenia. A tentativa não comoveu o governo indonésio, que manteve a condenação, proferida de forma definitiva no último final de semana.

Este é o segundo brasileiro fuzilado na Indonésia em 2015. Pelo mesmo motivo, Marco Archer Cardoso Moreira foi fuzilado ao lado de outras cinco pessoas. A situação criou grande mal estar diplomático entre os países, uma vez que a presidente Dilma Rousseff havia pedido clemência ao governo indonésio. O pedido foi completamente ignorado pelas autoridades locais.

         MATERNIDADE DO TERROR: quase 200 bebês morreram por negligência e dezenas ficaram cegos em Caxias      

MaternidadeA quinta maior cidade do Maranhão, Caxias, foi destaque no Programa Repórter Record Investigação desta segunda-feira (27) e mais uma vez o nosso Estado se sobrepõe com dados negativos.
As estatísticas mostram números assustadores e o choro de várias mães que tiveram que enterrar os filhos. Quase 200 recém-nascidos já morreram durante ou após o parto na maternidade pública Carmosina Coutinho no ano passado. Outros, nasceram pré-maturos e sofrem com alguma deformidade. Quase 50 bebês que sobreviveram, ficaram cegos.
hqdefaultNegligência, falha e demora no atendimento, falta de profissionais competentes, descaso total! Essas podem ser as causas de tantas perdas. Dos 12 leitos de urgência nove sempre estão ocupados na maternidade. E para desespero das mães as mortes não param de ser contabilizadas.
Os médicos não admitem os erros cometidos e acabam culpando as próprias mães por não terem feito um pré-natal adequado. Eles também alegam que os bebês na maioria dos casos, morrem antes de nascer.
A justificativa apresentada pelo secretário de Saúde do Município de Caxias, Vinicius Araújo é de que a unidade atende 56 municípios da região e realiza 300 partos por mês, o que sobrecarrega a maternidade e complica o atendimento.
leoleoJá o prefeito de Caxias, Léo Coutinho, não quis agendar entrevista, mas foi encontrado pela equipe de reportagem durante um evento.
Ele disse que há seis anos o município vem sofrendo cortes no repasse de verbas mas não esboçou nenhuma preocupação e nem anunciou medidas que possam diminuir os dados vergonhosos.
Diante da situação, o Ministério Público abriu inquérito e apura as denúncias. O alvo principal é o prefeito que deverá ser responsabilizado.
Léo sofreu uma ação de improbidade administrativa e pagará multa diária de R$ 5 mil caso não contrate mais médicos e melhore as condições do hospital.
Além disso tudo, o tio dele, Humberto Coutinho, atual presidente da Assembleia Legislativa do maranhão, é acusado de desviar quase R$ 0,5 milhão de reais que deveria ter sido usado em prol da maternidade Carmosina Coutinho que hoje encontra-se totalmente irregular. A unidade nem sequer tem alvará da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros e nem da Prefeitura. A qualquer momento o local pode ser interditado.
A polícia Civil também investiga os casos e se ficar comprovada negligência, os médicos serão indiciados.
 
FONTE: BLOG DO MINARD

Nossa homenagem  aos Profissionais  da Educação! 



segunda-feira, 27 de abril de 2015

Bomba!!! MP pede afastamento do prefeito de Pedreiras por superfaturamento e licitações irregulares



O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pedreiras, requereu, em Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa, o afastamento do prefeito Francisco Antonio Silva, mais conhecido como "Totonho Chicote", devido a ilegalidades em processos licitatórios realizados pela Prefeitura de Pedreiras no ano de 2013.

A ação, datada de 5 de fevereiro deste ano, foi formulada pela promotora de justiça Sandra Soares de Pontes, com base no Inquérito Civil nº 03/2014, motivado por representação encaminhada pelo Movimento de Fóruns e Redes de Cidadania do Maranhão.
Na representação, feita em junho de 2014, a entidade enumera oito empresas contratadas pela Prefeitura de Pedreiras sobre as quais houve impropriedades quanto às compras, notas fiscais, registros comerciais e endereços.

DENÚNCIAS

Entre as empresas citadas na representação, chama atenção o caso da MK3 Comércio e Serviço Ltda, por meio da qual o Município de Pedreiras adquiriu 1.300 kg de peixe in natura no valor de R$ 22 por quilo, em um único dia.
 
Outras compras que chamam a atenção são a de 530kg de cebola, no intervalo de 14 dias, e a de de 309 kg de alho in natura, em único dia.

À empresa L de Sousa Lima Publicidade ME também foram pagos R$ 214.750,00, sendo que no endereço constante nas notas fiscais não há imóvel comercial e, sim, uma casa residencial.
 
De acordo com o Movimento de Fóruns e Redes de Cidadania do Maranhão, esses casos demonstram que houve desvio de recursos públicos, por meio de superfaturamento e de empresas inexistentes.

AFASTAMENTO

"A gestão do prefeito vem se caracterizando por desmandos administrativos, como atraso no pagamento dos servidores públicos, falta de pagamento dos empréstimos consignados junto às instituições financeiras, contraídos pelos servidores públicos, obras inacabadas, denúncias de desvios de recursos e/ou fraude nos procedimentos licitatórios e demora na chamada de concursados", afirma a promotora.

Sandra Pontes relata, ainda, a existência de decretos municipais expedidos que ferem, em tese, direitos adquiridos, sem contar a constante troca de secretários municipais, indicando nepotismo e nepotismo cruzado.

"O afastamento do prefeito é necessário para a coleta de provas junto aos arquivos da Prefeitura Municipal e agências bancárias. A permanência do gestor no cargo impossibilitará a obtenção das provas e permitirá a continuidade dos atos de improbidade administrativa", esclarece a representante do MP, na ação.

PEDIDOS

Além do afastamento do prefeito Francisco Antonio Silva, o Ministério Público do Maranhão também solicita que o Poder Judiciário condene o gestor à perda de sua função pública; à suspensão de seus direitos políticos, por período a ser estipulado.

Requer, ainda, a condenação do gestor ao pagamento de multa de até cem vezes o valor da remuneração recebida e à proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios e/ou incentivos fiscais pelo prazo de 10 anos.

Outro pedido do MP é a condenação à restituição, ao Município de Pedreiras, de todos os valores substraídos ao erário público, pela não realização de serviços e/ou superfaturamento em licitações.

Petrobrás: Roseana e Lobão devem depor na terça-feira na Polícia Federal



 
Estão marcados para a próxima terça-feira os depoimentos da ex-governadora Roseana Sarney e do senador Edson Lobão na Polícia Federal. Ambos fazem parte de uma lista de políticos envolvidos no escândalo de corrupção da Petrobrás, encaminhada ao Supremo Tribunal Federal pelo procurador geral da República, Rodrigo Janot.
A defesa de Roseana Sarney apresentou dois pedidos de arquivamento dos inquéritos no âmbito da Operação Lava Jato que até agora não foram atendidos pelo ministro Teori Zavascki, responsável pelo andamento das peças processuais no STF.
Acusados de corrupção passiva, lavagem de dinheiro er participação em organização criminosa, Lobão e Roseana se defendem como podem. O senador nega ter recebido qualquer propina de Paulo Roberto Costa e passou a condenar a forma como é utilizado o instituto da delação premiada. Mas a situação é complicada, posto que o procurador geral da República orientou que nos casos de Lobão e Roseana seja ouvido o empreiteiro Júlio Camargo, da Toyo Setal e devem ser monitoradas as sucessivas viagens de Paulo Roberto Costa ao Maranhão.


Roseana Sarney, por seu lado, também está envolvida no escândalo da UTC Constran. O doleiro Alberto Youssef acusou diversas autoridades do Estado, inclusive a própria governadora, pelo recebimento de uma propina de R$ 6 milhões para adiantar o pagamento de um precatório devido pelo estado ao chefe do “Clube do Bilhão”, o dono da UTC, Ricardo Pessoa.
 
Fonte: 
JM Cunha Santos
 
 
 

Após puxão de orelha de Lula, Dilma tenta imprimir agenda de realizações

A presidente tenta mostrar que pode voltar a ter as rédeas do governo nas mãos

Bombardeada pela oposição devido ao escândalo de corrupção na Petrobras e ainda patinando em relação à articulação política no Congresso Nacional, a presidente Dilma Rousseff (PT) tenta, a partir desta semana, imprimir uma agenda positiva ao seu governo. No sábado, reuniu 13 ministros e dirigentes de bancos públicos para discutir um plano de investimento em infraestrutura para o país. É parte da estratégia para sair da paralisia que se abateu durante os 100 primeiros dias de governo. Hoje, por exemplo, a presidente sai da toca e vai até o município de Xanxerê, em Santa Catarina, para visitar desabrigados e avaliar os prejuízos, calculados em R$ 45 milhões.


A presidente tenta mostrar que pode voltar a ter as rédeas do governo nas mãos. Na sexta-feira à noite o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou de Dilma iniciativas para reverter as críticas ao governo.

No Congresso, o prato é indigesto. Além da CPI da Petrobras, que deve ouvir o ex-presidente do Complexo Químico do Rio de Janeiro (Comperj) Carvalho Vieira Vilho, existe uma disputa nos bastidores pela análise das medidas provisórias trabalhistas 664 e 665, que tratam das mudanças nas regras para acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários como seguro-desemprego e pensão por morte.

Nesta terça e quarta-feira, o ex-presidente de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, o doleiro Alberto Youssef e o dono da MO Consultoria, Waldomiro de Oliveira, vão ser interrogados pela Justiça Federal do Paraná. Existe a expectativa de que eles possam detalhar ainda mais o esquema de corrupção para irrigar campanhas políticas a partir do ex-tesoureito do PT, João Vaccari Neto.

Na semana passada, o Palácio do Planalto foi atingido pelo depoimento do executivo da empresa Toyo Setal, Augusto Mendonça, um dos principais delatores do esquema criminoso de desvio bilionário de recursos da Petrobras. Ele atestou que o dinheiro sujo de propina mascarou doações eleitorais feitas dentro da lei. Informou que, após obter contratos na petroleira, pode ter pago até R$ 100 milhões em suborno ao partido da presidente da República. Comunicou também que, por orientação do ex-diretor de Serviços da estatal Renato Duque, esteve com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para repassar à legenda dinheiro destinado a campanhas políticas.

Impeachment

O governo ainda tenta segurar, nesta semanda, o ímpeto de oposicionistas em relação ao pedido de impeachment da presidente Dilma Roussef. Mesmo dividido, o PSDB levará novamente o assunto à Câmara. “O que vou dizer ao Aécio é que na visão da bancada não tem mais o que aguardar. A Câmara é quem decide sobre a abertura do impeachment, então o protagonismo tem que ser da bancada da Câmara. Ela tem que tomar uma decisão e a decisão já foi tomada: o impeachment é cabível e não temos que aguardar mais nenhum parecer”, declarou, na semana passada, o deputado Carlos Sampaio (SP), líder do PSDB. O ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso e o senador José Serra (PSDB-SP) já disseram que não era o momento adequado para pedir o impedimento da petista.
 
Fonte: Estado de Minas

Vice-governador Carlos Brandão fala sobre avanços do governo

Para o vice-governador, o principal avanço do governo foi moralizar as contas públicas, além de melhorar diversos setores do Estado

 (Diego Emir)
 
Considerado um dos mais habilidosos políticos do Maranhão, Carlos Brandão (PSDB), recebeu a reportagem de O Imparcial em seu gabinete para uma entrevista exclusiva. O presidente do Ninho Tucano no Maranhão falou sobre a sua missão no governo Flávio Dino, a participação do seu partido e principalmente sobre as relações político-partidárias internas e externas da legenda que ele comanda no estado.

A nível de governo, Brandão aponta avanços e destaca principalmente a moralidade dos recursos públicos, mas destaca melhorias na educação, agricultura e outros setores. O vice-governador ainda revela que não tem apenas um cargo no governo, mas desempenha ações orientadas pelo governador, que passam inclusive pela articulação política.
Brandão ainda fala sobre a sucessão municipal e diz qual será o papel do PSDB na disputa de 2016, assim como o que ele pensa para 2018.

Confira a entrevista:

O Imparcial – Hoje como é a relação entre o vice-governador e o governador Flávio Dino?

Carlos Brandão – Muito boa. Sempre esteve. Primeiro que temos uma amizade antiga e nosso relacionamento vem se mantendo muito bom. Eu tenho recebido várias missões do governo. Tenho ajudado a administrar o governo junto com o Flávio Dino. Dessa forma acredito que um vice-governador com uma série de demandas, demonstra uma confiança por parte do governador. Eu e Flávio conversamos todos os dias. Nunca tivemos nenhum problema nesses meses de governo.

Quais são essas missões?

As missões são em relação ao trabalho em algumas secretarias, quando ele precisa de um reforço ele nos pede um apoio, pois existem algumas ações do governo em que o secretário não está desempenhando a contento e então ele nos chama para ajudar, assim fortalece a ação do governo. Não existe área especifica. As vezes é uma ação nova como essa que fui aos Estados Unidos. Então de acordo com as minhas aptidões e com o feeling do Flávio Dino, eu recebo a orientação, ‘toca isso Brandão’.

O PSDB acabou ocupando apenas uma secretaria no governo. O senhor acha que seu partido já está bem contemplado?
Houve uma disputa muito grande pela vice-governadoria e o PSDB ficou com esse cargo. Eu tenho colocado o seguinte, o Neto Evangelista ficou como secretário, mas inúmeros colegas de partido também estão ocupando cargos em outras secretarias. Não necessariamente secretários, mas adjuntos e outras posições. Hoje temos muitos membros do partido já trabalhando no governo, existem outros que ainda não foram, mas estamos trabalhando para que eles sejam contemplados com espaços.

Em relação ao posicionamento do Flávio Dino em criticar algumas posturas do PSDB e fazer uma defesa exacerbada em relação a presidente Dilma. Como o senhor reage?
Todos os governadores estão buscando apoio do governo federal. Então é natural essa aproximação. Outro dia, os governadores Marcone Perillo e Artur Virgílio fizeram uma grande recepção para a presidente Dilma. Afinal, eles precisam do governo federal. Eles não podem romper essa relação. O governador Geraldo Alckmin tem inúmeros projetos com o governo federal, isso desde o presidente Lula. O próprio Aécio Neves trabalhou em sintonia com o governo federal. Você não pode fechar porta. O Flávio Dino vem abrindo, já trouxe sete ministros ao Maranhão. Então se ele não se posicionar de forma aberta ao governo, como é que ele vai trazer recursos para o nosso estado? Nós encontramos um estado em uma situação difícil e o Flávio Dino tem de fazer gestos para a presidente Dilma. O próprio João Castelo quando era prefeito, dizia ser fã da presidente Dilma, pois ele obteve muitos recursos do governo federal. Na campanha, metade dos partidos apoiava a Dilma e a outra o Aécio, e não houve campanha ostensiva para nenhum dos dois lados. Dessa forma é natural entender que o Flávio Dino faz confete para presidente Dilma, aguardando o repasse de recursos federais.

Imaginando que em 2018, o Flávio terá que fazer palanque para o candidato do PT e o senhor para do PSDB. Como vai ficar a relação de vocês?
A gente não sabe. Não é possível já fazer esse prognóstico. Até por que, sinceramente a gente não tem a segurança que o PT vai ficar com a gente. O comando partidário do PT é muito ligado ao grupo Sarney. Eu acredito que Flávio vai manter uma eleição suprapartidária. A eleição tá muito longe. Vamos aguardar.

E o que PSDB vem pensando para disputa em São Luís?

Nós estamos nos preparando para ter uma candidatura própria em São Luís, assim como em vários municípios.

Nas últimas quatro eleições para prefeito de São Luís, o Castelo disputou a eleição. Ainda existe essa possibilidade em 2016?
Conversei recentemente com o Castelo em Brasília e ele me disse que não pensa em disputar a prefeitura, assim como sua filha ou esposa. Então abriu a janela para outras candidaturas como o Pinto Itamaraty, o Neto Evangelista que está no governo, mas que tem um pré-compromisso com Flávio, mas estamos aguardando se essa norma será cumprida, a principio o Neto tem esse compromisso com o Flávio de não sair candidato e temos também o Sérgio Frota, que demonstrou interesse em disputar a prefeitura. O candidato será decidido democraticamente, cada um vai buscar se viabilizar.

Existe a possibilidade de outros nomes serem apresentados pelo PSDB como candidatos, assim como Luís Fernando ou Eliziane Gama?
Nunca conversamos sobre esse assunto com os dois. O PPS hoje está com o PSB. Nossa conversa com o PPS nunca andou, talvez lá na frente, ande.

O PSDB pode vir apoiar algum nome na disputa?Não. Nós vamos lutar pela candidatura própria. Só se não tiver viabilidade. Temos quadros.

Sobre a situação de Castelo no PSDB. É verdade que existe uma insatisfação por parte dele em relação ao partido?
Vou explicar o que aconteceu. A esposa do Castelo, comandou por 16 anos o diretório municipal de São Luís, muito bem e com excelência. No inicio do ano, o Castelo e a Gardênia me falaram que não tinham mais interesse em presidir a legenda. E aí começou a surgir o interesse do Pinto e do Neto em comandar o partido. Aí o Castelo voltou atrás, disse que gostaria de manter a Gardênia no comando. Então busquei fazer um acordo, o Neto abriu, mas o Pinto não. Aí levei a discussão para executiva nacional e eles nos orientaram a fazer uma votação na executiva estadual e escolher um presidente por dois meses.

E o Castelo manifestou desejo de deixar o partido?
O Castelo me chamou e disse: ‘se não desmanchar essa decisão e não deixar o comando do PSDB de São Luís com minha mulher, eu vou sair do partido’. Eu achei algo muito autoritário, radical, o que deixa parecer que ele não concorda com o processo democrático. Eu falei ao Castelo que lamentava, mas que não podia desfazer algo orientado pela nacional.

Castelo deixando o PSDB, o partido vai entrar com um processo por infidelidade partidária?
Quem vai decidir é a nacional. O problema não é só o PSDB, mas a suplente. A Luana Alves com certeza vai atrás. Já temos histórico de deputado federal maranhense que se desfiliou do partido e a nacional foi atrás. Existe um entendimento no PSDB, que se o partido não for atrás, abre uma janela para uma série de desfiliações. Então acho que se o Castelo deixar o PSDB, ele pode sofrer um processo por infidelidade partidária. Mas gostaria de deixar claro, a questão democrática interna do PSDB, não existe canetada, existe diálogo e voto.

E no diretório estadual? Existe um interesse do Madeira assumir o PSDB no Maranhão?
Não. O Aécio já me chamou e disse que hoje eu sou a pessoa que tem mais condições de comandar o PSDB no Maranhão sou eu. No diretório estadual não há disputa. Reconheço que administrar um partido como o PSDB é muito trabalho, mas entendo que tenho essa missão.

E em relação à disputa presidencial. Existe a possibilidade de o candidato ser o Geraldo Alckmin?
Olha, nunca houve essa discussão. Hoje o que se tem é o nome do Aécio Neves. De repente, o Geraldo pode estar melhor que o Aécio aí muda o jogo.

Como é o momento do PSDB atualmente?
Olha existe uma procura muito grande pelo PSDB. Não só por conta da onda do momento em que o país vive. Mas o partido tem se mostrado limpo. Com pessoas honestas. De caráter. Você não vê o PSDB envolvido em escândalos. Então muitas pessoas estão querendo vim, mas nós estamos fazendo inclusive um crivo. Nós estamos renovando o partido.
 
Fonte: Diego Emir  

Olavo Fonseca em Lagoa Grande?

O menino engenheiro, empresário, filho do prefeito de Lago do Junco, Dr Osmar Fonseca e Dona Edina andou esse fim de semana pela cidade de Lagoa Grande visitando amigos da época que seu tio Osman Fonseca era prefeito. Além das visitas com amigos e lideranças, o jovem que tem afinidade com a juventude fez um grande movimento no povoado Lagoa do Encontro e na sede. Os comentários estão grande na cidade, perguntando se o jovem tem pretensões políticas ou se é mais uma de suas andanças pelas cidades do Maranhão.
Mas curiosamente fui sondar a ida desse garoto pela cidade de Lagoa Grande e a turma e amigos gostaram bastante do carisma de Olavo Fonseca e já chamam o garoto de nosso futuro prefeito.
Será se o jovem empresário Olavo Fonseca sai candidato em Lagoa Grande?
Ovalo Fonseca é um jovem muito carismático e muito dedicado em tudo que faz, tem contribuído muito na administração de seu pai em Lago do Junco, tem um grande espirito de liderança, por onde passa é cativando as pessoas.

Informações que eu tenho que o jovem está a caminho de São Luís e vou procura-lo para uma entrevista. Em breve venho com mais informações.



 



domingo, 26 de abril de 2015

BOMBA! Sec. de Educação de Açailândia é suspeita de comandar “esquema milionário e criminoso”

Um suposto “ESQUEMA MILIONÁRIO” nas obras e reformas da secretaria de educação do município e Açailândia, envolvendo a secretária Ivanete Carvalho e a Empresa INFOTEC , deve ser investigado.

Ivanete CarvalhoUma grave denuncia encaminhada a redação do Blog do Antonio Marcos aponta fortes indícios do envolvimento da Secretária de Educação do Município de Açailândia, Ivanete Carvalho em um “esquema milionário e criminoso”, em obras de reformas e construções de escolas.
De acordo com a denúncia, a empresa INFOTEC que pertence a um empresário da cidade de Imperatriz ganha ás licitações, más ao invés de realizar as obras, distribui entre outras empresas, se contentando apenas em vender às notas fiscais para prestação de contas, posteriormente.
Ainda segundo a denúncia, esse esquema seria comandado pela secretária de educação Ivanete Carvalho, que ficaria com parte do lucro proveniente do “negócio criminoso”.
De acordo com as leis vigentes no país, essa prática contraria a Lei de improbidade Administrativa e de responsabilidade fiscal, já que a empresa vencedora do certame licitatória é quem deveria realizar as obras e não distribuir entre apadrinhados da Secretária de Educação.
O que se comenta a “boca miúda” na cidade é que a secretária possui um braço direito que orquestra todo o esquema, responsável pela distribuição de obras e reformas de escolas e pelo pagamento entre os apadrinhados da secretária.
O “artista” seria um ex-funcionário da defesa civil, pessoa fiel a prefeita Gleide Santos, que teria traído sua própria família para ficar com as benesses do governo.
O Blog vai apurar as referidas denuncias e nas próximas postagens irá “dá nomes aos bois”.
 
Fonte: Blog do Marco Antônio

Em debate em Cuiabá, Eduardo Cunha diz que sistema eleitoral atual está falido

Presidente da Câmara ressaltou que a reforma política é a principal proposta em análise na Casa 

J. Batista/Câmara dos Deputados
Câmara Itinerante em Cuiabá - MT
Eduardo Cunha: sistema proporcional atual está falido,
pois permite que um candidato a deputado pouco votado
 seja eleito pelos votos de outro mais votado.
 
 
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, destacou nesta sexta-feira (24) a reforma política como a principal proposta em análise na Casa. Segundo ele, o sistema proporcional atual está falido, pois permite que, muitas vezes, um candidato a deputado pouco votado possa ser eleito pelos votos de outro mais votado. E aqueles que tiveram uma votação mais expressiva, complementou ele, acabam virando suplentes.
A declaração foi feita em Cuiabá (MT) durante a 6ª edição do Câmara Itinerante, programa que leva deputados a diversas cidades do País para discutir temas nacionais e ouvir demandas locais. No debate, Cunha ressaltou que “durante as eleições, todos defendem a reforma política, mas, na hora de votar, não há consenso e, por isso, a proposta não sai do papel”.
O presidente reafirmou que vai votar em Plenário, em 26 de maio, a proposta da reforma política (PEC 352/13), tendo ela sido votada antes em comissão especial ou não. Eduardo Cunha justificou o prazo para que algumas mudanças já possam valer para 2016.
Presente na reunião, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, também defendeu a reforma política para acabar com os vícios na administração pública que levam a esquemas de corrupção e atrapalham o desenvolvimento do País.
Urgência
O relator da comissão especial da reforma política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), foi outro a destacar a urgência de aprovar a proposta, pois, segundo ele, os partidos políticos e os políticos estão cada vez mais desacreditados pela população.
“Se não conseguirmos aprovar a reforma política dessa vez, vai ser preciso compor uma constituinte para discutir o assunto”, declarou.
O relator informou que os trabalhos do colegiado estão caminhando para que os partidos com menos de 2% dos votos nacionais não tenham direito ao Fundo Partidário e nem a tempo de rádio e TV.
Poderio econômico
Castro acrescentou que a reforma política é fundamental para diminuir a influência do poder econômico nas campanhas. Ele argumentou que os gastos elevados ferem um dos pilares da democracia, o da igualdade de condições entre os postulantes a cargos eletivos.
Terceirização
Ao final do evento em Cuiabá, Eduardo Cunha voltou a rebater as críticas do presidente do Senado, Renan Calheiros, segundo o qual houve pressa na votação, na Câmara, da proposta (PL 4330/04) que regulamenta a terceirização. O texto foi aprovado nesta semana pelos deputados. Cunha disse que 11 anos para votar uma proposta não pode ser considerado pressa, mas que não vai polemizar o assunto e que o Senado tem liberdade para agir da maneira que quiser.
Em relação aos problemas verificados na saúde atualmente, Cunha defendeu a vinculação de parte do Produto Interno Bruto (PIB) para investimento nessa área como forma de diminuir as distorções na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Portal Câmara

Ex-prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando, oficializa filiação ao PSDB em ato público


O auditório do Hotel Rio Poty superlotou de lideranças políticas para assistir a chegada de Luís Fernando Silva, ex-prefeito de São José de Ribamar, ao PSDB. Luis Fernando Silva se disse extremamente emocionado, ao assinar sua ficha de filiação ao Partido da Social Democracia – PSDB, na manhã deste sábado (25).

“Não é possível governar o Maranhão sem o PSDB”. A declaração do governador comunista Flávio Dino resumiu a simbiose política de sua gestão, reflexo da aliança entre os partidos que hoje compõem a base do Governo do Estado.

“Reunir tantos relevantes nomes, dos mais variados partidos políticos, comprova o que todos nós já sabemos: o PSDB do Maranhão ganha com a chegada de Luis Fernando”, declarou o presidente estadual do PSDB/MA, Carlos Brandão, também vice-governador.

 
Representantes tucanos de vários munícipios maranhenses presenciaram o Ato de Filiação de Luís Fernando, em um momento que será lembrado por todos como um “momento entre amigos”, apontado em várias falas, entre os presentes.

“De fato, sinto-me em casa. Integro oficialmente ao PSDB para continuar promovendo os avanços que o Maranhão tanto merece. Os sonhos de Flávio Dino são também os nossos sonhos”. Declarou emocionado, Luis Fernando.

O mais novo tucano no ninho agradeceu a presença das centenas de pessoas que saíram de suas casas “com suas próprias pernas”, para serem cúmplices de um momento alto do PSDB maranhense.
Um momento que contou até com a ilustre presença de Jaime Santana, filho do ex-governador Pedro Neiva de Santana, fundador do PSDB em nosso estado, em 1988.
 
Apontado como uma das promessas da política maranhense, o tucano Neto Evangelista, que atua como secretário de Estado de Desenvolvimento Social, verbalizou o orgulho do PSDB do Maranhão em ter, a partir deste 25 de abril, Luis Fernando em seu quadro: “Sou filiado ao PSDB há uma década, e nunca estive tão feliz em presenciar uma filiação”.
 
 
Candidato em Ribamar

Mesmo com muitas expectativas de Luís Fernando ser candidato a prefeito de São Luís, ele mesmo deixou explicado que está se filiando ao partido para se candidatar em Ribamar. Ele reafirmou que tem apoio amplo na cidade e que pretende manter o foco em São José de Ribamar, pois ainda desenvolver alguns projetos no município.

Treze ações prioritárias para elevar indicadores sociais do Maranhão

Para melhorar os indicadores sociais do Estado, o governo Flávio Dino desenvolve 13 ações prioritárias nos 30 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) atendidos pelo Plano de Ações ‘Mais IDH’. Programas como o ‘Água para todos’, ‘Minha Casa, Meu Maranhão’, ‘Escola Digna’, ‘Mais Bolsa Família Escola’, ‘Cozinha Escola Comunitária’, o ‘Maranhão Produtivo’ e o ‘Mutirão Mais IDH’ são parte das políticas do governo para elevar o IDH no estado.

Neste início de gestão, 13 ações estão sendo realizadas com o envolvimento de diversas secretarias e órgãos da estrutura governamental. São ações para elevar o IDH nos municípios contemplados pelo plano. Com isso, todos os 30 municípios que fazem parte do Plano de Ação ‘Mais IDH’ contarão com cozinha-escola comunitária; substituição das escolas de taipa, palha e galpões por estruturas apropriadas; auxílio complementar para estudantes contemplados no programa federal Bolsa Família para compra de material escolar; construção de unidades habitacionais; ações para garantir abastecimento de água e saneamento básico; além de assistência técnica e apoio aos produtores rurais do estado.

O governador Flávio Dino destacou a relevância do Plano ‘Mais IDH’ para a mudança do atual cenário no qual se encontra o Maranhão. “O Programa ‘Mais IDH’ é prioridade máxima do governo. Já iniciamos os trabalhos e o desafio agora é manter um fluxo contínuo de ações organizadas e articuladas. Dessa forma, teremos condições de promover a vida digna que todo maranhense merece”, afirmou.

As ações que fazem parte do Plano têm o objetivo de promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável, com políticas públicas que valorizem a diversidade social, cultural, econômica, política, institucional e ambiental das regiões do estado, promovendo melhor qualidade de vida para a população.

“O ‘Mais IDH’ é um Programa de Governo, pessoalmente acompanhado pelo governador Flávio Dino. A mudança do IDH do Maranhão é uma prioridade nessa gestão e, para isso, nós temos propostas e ações que já estão em prática”, explicou o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves.

Essas ações visam combater as injustiças sociais do estado. Atualmente, o Maranhão está em 26° lugar no ranking dos estados brasileiros de Índice de Desenvolvimento Humano. Em contrapartida, o estado está em 16° lugar na lista de Produto Interno Bruto do Brasil, o que demonstra a distribuição de renda desigual no estado.

Neste início de gestão, 13 ações estão sendo realizadas com o envolvimento das Secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Desenvolvimento Social, Assuntos Políticos e Federativos, Saúde, Educação, Agricultura Familiar, Trabalho e Economia Solidária, Cidades e Desenvolvimento Urbano e Igualdade Racial, além da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).

1 – Cozinha-Escola Comunitária
Todos os 30 municípios que fazem parte do Plano de Ação “Mais IDH” contarão com uma cozinha-escola comunitária, que fornecerá refeições diárias para a população mais carente, além da promoção de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) associada à prática de atividades físicas; realização de cursos de capacitação para pessoas beneficiárias da Cozinha; aquisição de produtos da agricultura familiar dos produtores locais e acompanhamento multiprofissional a pessoas com indicativos de transtornos alimentares.

2 – Água Para Todos
Serviços de abastecimento de água e saneamento para os municípios com menores indicadores sociais do estado. O abastecimento de água será viabilizado pela implantação de sistema simplificado de abastecimento de água para garantir o acesso à água potável, de forma individualizada, em cada domicílio e para o saneamento haverá construção de 4 kits sanitários para dotar os domicílios de melhorias sanitárias, com vistas à redução dos índices de mortalidade.

A previsão é que as estruturas sejam construídas entre os meses de agosto e dezembro de 2015 e atenda as famílias que se encontram em situação de extrema pobreza e de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), residentes na zona rural, urbana e periurbana nos 30 municípios de menor IDH.

3 – Minha Casa, Meu Maranhão
Construção de casas para reduzir o déficit habitacional e melhorar as condições sanitárias com impacto na saúde e na geração de trabalho e renda. Na primeira fase, que teve início em março, haverá construção de 300 unidades habitacionais na zona rural de Marajá do Sena, Belágua e Santana do Maranhão. Na segunda fase, 3 mil unidades habitacionais serão construídas nos 27 municípios restantes (iniciam em dezembro de 2015). Pela terceira fase, 5 mil unidades habitacionais urbanas serão construídas nas sedes dos 30 municípios.

4 – Maranhão Produtivo (Sisteminhas)
Até setembro deste ano, haverá a implantação de 3 mil Sistemas Produtivos de Tecnologias Sociais Sustentáveis. Para manter os chamados ‘Sisteminhas’, cada família assistida receberá um cartão do Banco do Brasil com um fomento de R$ 2.955 para investimento no sistema. Ao todo, serão destinados recursos na ordem R$ 13,79 milhões para a execução dos projetos, que integram várias culturas de produção de alimentos, como criação de peixes, galinhas, hortas e cultivo de frutas, levando em conta as especificidades de cada área.

5 – Assistência técnica e extensão rural (ATER)
Esse programa consiste na prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) a 9 mil famílias, sendo 3 mil famílias beneficiárias dos Sistemas Integrados de Tecnologias Sociais e 6 mil famílias de outros Programas.

6 – Escola Digna
O programa prevê a construção ou reforma de 237 escolas em substituição às escolas de taipa, palha, barracos, além do pacto pela Qualidade da Escola Pública do Maranhão, com assessorias e capacitações.

7 – Bibliotecas rurais “Arca das Letras”
Implantação de 150 bibliotecas/arcas das zonas rurais dos 30 municípios com menores indicadores sociais do estado.

8 – Regularização do Agricultor Familiar (Fundiária e de Crédito)
Resolução das questões de 22 projetos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), para viabilizar o acesso a recursos que estão bloqueados nas contas das associações de municípios; deflagração de processo de regularização fundiária; viabilização de condições para que as 3.334 famílias tenham acesso ao crédito do PNHR;

9 – Campanha de Alfabetização
Refere-se a campanha de alfabetização somando esforços do Programa Brasil Alfabetizado com esforços do próprio Estado.

10 – Mais Bolsa Família-Escola
O projeto criado pelo governador Flávio Dino consiste na transferência direta de recursos para aquisição de material escolar às famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, que tenham em sua composição crianças e adolescentes com idade entre quatro e 17 anos matriculados em escolas públicas com freqüência escolar durante o ano letivo anterior garantida no Projeto Presença (do Ministério da Educação) e concluído o ano letivo conforme publicação do censo escolar.

O pagamento será sempre no mês de janeiro e começará a ser pago em 2016, inicialmente nos 30 municípios com menores IDH do estado.

11 – Elaboração de diagnóstico (preliminar e avançado, elaboração de atlas, construção de banco de dados dos 30 municípios do plano)
Dar subsídio estatístico e cartográfico ao planejamento e execução do Plano Mais IDH, possibilitando assim o monitoramento das suas ações. Será finalizado em maio deste ano.

12 – Desenvolvimento do Sistema de Monitoramento de indicadores e Seminário de Desenvolvimento Regional e Planejamento Territorial
Criar base de monitoramento de resultados das ações do Plano Mais IDH e seus impactos nos indicadores dos municípios-foco. Será finalizado em maio deste ano.

Definir as diretrizes e metas para elaboração do Programa de Desenvolvimento Integrado das Regiões do Plano Mais IDH. Realizado em 2015.

13 – Mutirão ‘Mais IDH’
As ações do ‘Mutirão Mais IDH’ já foram levadas a 18, dos 30 municípios maranhenses incluídos no Plano de Ações ‘Mais IDH’. Nas duas etapas foram mais de 38 mil atendimentos em serviços de emissão de Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Alistamento Militar e certidões como a de antecedentes criminais. Além dessas ações sociais, o Mutirão ‘Mais IDH’ também levou atendimentos de saúde aos 18 municípios já contemplados. Ações como imunização, aferição de Pressão Arterial, dosagem de glicemia, coleta de preventivo relacionado ao câncer de útero, exames de mamografia na prevenção do câncer de mama, teste rápido para HIV e hepatites virais, distribuição de preservativos, consultas médicas, consultas de enfermagem, consultas de nutrição, atendimento odontológico, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor e distribuição de Kits de saúde bucal, entre outros.

Fonte: O IMPARCIAL

sábado, 25 de abril de 2015

Em notas, enfermeira e Bem Viver revelam crime de fraude contra a arrecadação federal

Coordenadora de Enfermagem da UPA de Imperatriz recebeu em apenas um único mês quase R$ 14 mil. Ela e Oscip de deputado alegam soma de retroativos

Em notas similares distribuídas em grupos de WhatsApp, nesta sexta-feira (24), pelo secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry Barroso, a sua amiga e enfermeira Keilane Silva Carvalho (foto acima), atual coordenadora de Enfermagem da UPA de Imperatriz, e a Oscip Associação Tocantina para o Desenvolvimento da Saúde Bem Viver, pertencente ao deputado estadual Antônio Pereira (DEM), revelaram crime de fraude de arrecadação de impostos ao Leão.
A enfermeira Keilane Silva Carvalho, atual coordenadora de Enfermagem da UPA de Imperatriz
 Keilane Silva Carvalho, atual coordenadora de
 Enfermagem da UPA de Imperatriz
De acordo com as notas, os quase R$ 14 mil líquidos recebidos por Keilane Carvalho seriam em razão de pagamentos retroativos aos meses de janeiro e fevereiro, além do mês de março passado. Na soma dos três meses, argumentam, o contracheque chegou ao supersalário, distante da realidade do cargo e do recebido por outros coordenadores de UPA no Maranhão.
Uma rápida visualização no contracheque da coordenadora da UPA, porém, desmonta a alegação e revela ainda a prática de crime.
Referente ao mês de março, o documento mostra que Keilane Carvalho foi admitida no cargo no dia 1º de fevereiro, e não em janeiro, o que não dá a ela o direito legal de receber três meses de pagamentos, como foi alegado. Caso tenha recebido retroativo antes de ser admitida, Keilane embolsou dinheiro público como funcionária fantasma, e ainda deixou de repassar o valor correto do Imposto de Renda:  R$ 2.634,40 (dois mil, seiscentos e trinta e quatro reais e quarenta centavos), e não apenas os R$ 513,01 (quinhentos e treze reais e um centavo).
Além da obrigatoriedade de que os três pagamentos deveriam ter sido feitos em contracheques separados, outro trecho que também contradiz as justificativas apresentadas pela enfermeira e pela Oscip de Pereira é ainda mais curioso.
Se os R$ 13.189,07 (treze mil, cento e oitenta e nove reais, e sete centavos) líquidos recebidos em um único mês pela amiga de Jerry realmente fossem referentes ao pagamento do mês de março e a soma de retroativo de outros dois meses, a Bem Viver deveria descontar o total de três descontos no INSS e mais três no IRRF, e não somente um, como está no documento, o que caracteriza o cometimento de fraude contra a arrecadação federal.
Grave, a mesma falha também pode ser observada no adicional de 20% de insalubridade, além da contribuição sindical. Em ambos, o contracheque mostra a referência a apenas um mês, comprovando que os R$ 14.244,32 (quatorze mil, duzentos e quarenta e quatro reais e trinta e dois centavos) brutos realmente são o salário que Keilane Carvalho garfou referente a apenas um único mês - e que possivelmente continuaria a receber.

Fonte: Atual7

sexta-feira, 24 de abril de 2015

O CARCARÁ!!! COMO GOSTA DE SER CHAMADO-JOÃO ALBERTO DE SOUSA (PMDB-MA) VEM AI COMO CANDIDATO A PREFEITO DE BACABAL?


 Na cidade de Bacabal não se fala em outra coisa: o prefeito Zé Alberto (a cria)  chamou o senador João Alberto (o criador) na catraca e exigiu dele que o deputado estadual Roberto Costa  pare de brincar de ser candidato a prefeito agora em 2016 por aquela cidade.
O eleitor bacabalense pode se preparar para deparar nas urnas com o nome do senador na disputa. Ele aposta que vai reunir todo o seu grupo e alguns que estejam de fora para ser o candidato único.
Em discurso na tribuna do Senado, senador João Alberto de Souza (PMDB-MA)
João Alberto tem capacidade e moral pra unir até os contrários, como Zé Vieira e Lisboa, por exemplo. E antes de entrar na disputa, deve passar o cargo de senador para Clóvis Fecury, seu primeiro suplente, e filho do ex-senador Mauro Fecury, dono do Ceuma.
Então, a partir deste acordo, dinheiro não será problema para a campanha de João Alberto em Bacabal. Diante do desgaste, não será nenhuma surpresa se Zé Alberto abrir mão da reeleição.
comenta-se ainda que a verba que é destinada ao municípios de Bacabal são barradas pelo grupo joão Alberto já no proposito de prejudicar a gestão do município de Bacabal.
E no futuro, João Alberto não tem mais como se reeleger senador e nem reeleger o filho, Marcelo Sousa, deputado federal, além da própria reeleição de Roberto Costa, que em 2018 não terá mais a mesma estrutura de 2014.
O SENADOR QUER encerrar a carreira como prefeito da cidade que ele adotou como sua pátria: Bacabal. O resto é só encenação
 Fonte: valdemiroliveira8.blogspot.com

 

TSE multa coligação que apoiou Dilma por propaganda irregular nas eleições

Ministros concluíram que coligação fez propaganda irregular na internet usando o site Muda Mais. A presidente não foi responsabilizada. 


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou a coligação que apoiou a presidente Dilma Rouseff por propaganda irregular na eleição passada.
Os ministros do TSE decidiram por seis votos a um aplicar a multa máxima de R$ 30 mil à coligação Com a Força do Povo, formada pelo PT e por outros oito partidos que apoiaram a campanha da presidente Dilma Rousseff. A presidente não foi responsabilizada.

Os ministros concluíram que a coligação fez propaganda irregular na internet usando o site Muda Mais. Na época, a página era administrada pelo jornalista Franklin Martins, ministro da Comunicação Social durante o governo Lula. Ele era o responsável pela campanha na rede. A empresa Polis Propaganda, que tinha o domínio do site, também foi multada em R$ 30 mil.

A ação foi apresentada pela coligação que tinha à frente Marina Silva, que concorreu à presidência pelo PSB. A acusação era de uso de site de empresa privada para fazer propaganda da então candidata Dilma Rousseff. A lei só permite propaganda eleitoral em página oficial de campanha.

No ano passado, o site foi retirado do ar por determinação do tribunal. Mas voltou a funcionar depois que o Partido dos Trabalhadores assumiu a responsabilidade pela página na internet.
Durante o julgamento, o presidente do TSE, Dias Toffoli, explicou o voto dele, a favor da multa.
“Parece aqui é que 'Vamos lançar isso aqui para fazer propaganda, mas depois, desculpe, fomos descobertos, então, vamos oficializar isso’. Isso não é brincadeira. Esse tribunal não é tribunal de brincadeira. Tem que ser respeitado", afirma Toffoli.

Fonte: G1

O Governo de Flávio Dino virou o governo dos escândalos!

Jornal O Estado revela que a amiga do secretário de articulação politica do estado do Maranhão o Sr Márcio Jerry  que ganha R$ 13.189,07, como enfermeira na UPA de Imperatriz é namora de seu adjunto Fábio Cesar.
A denúncia sobre o “privilégio” que a coordenadora de enfermagem vem recebendo, repercutiu muito mal para o governo. A revolta foi geral por parte dos profissionais da Saúde, que não recebem nem a metade do que a amiga de Márcio Jerry recebeu.



Leia abaixo a matéria na íntegra do jornal:

Marajá I

Secretário Márcio JerryMais uma estranha coincidência envolvendo a pasta do todo-­poderoso Márcio Jerry estourou ontem na mídia. A coordenadora de enfermagem da UPA de Imperatriz, Keilane Silva Carvalho, namorada do adjunto de Jerry, Fábio César, recebe salário de R$ 13 mil pela Bem Viver, que administra a unidade. Ocorre que ela é a única com este cargo que tem este salário entre todos os coordenadores, no Maranhão inteiro.
Marajá II

Aliados do governo Flávio Dino tentaram justificar o alto salário de Keilane com o argumento de que ela está recebendo acumulados desde janeiro. Ocorre que, na mesma unidade, também há nomeados desde janeiro que não receberam nem ¼  
do que foi pago à namorada do adjunto
de Jerry. Nem o governo, nem a Bem Viver, muito menos a própria enfermeira, se manifestaram sobre o assunto.